quarta-feira, 28 de março de 2012

Comentários à questão 16 do Exame CRC 2012 - 1ª edição

Comentários à questão 16 do Exame CRC 2012 - 1ª edição (Contabilidade Pública)

16. De acordo com a NBC TSP 16.1 e a NBC TSP 16.5, as entidades do setor público devem manter procedimentos uniformes de registros contábeis, por meio de processo manual, mecanismo ou eletrônico, em rigorosa ordem cronológica, como suporte as informações.

As características do registro e da informação contábil apresentadas abaixo são verdadeiras, EXCETO.

a) Fidedignidade – onde os registros contábeis realizados e as informações apresentadas devem representar fielmente o fenômeno contábil que lhes deu origem.
      b) Imparcialidade – onde os registros contábeis devem ser realizados e as informações devem ser apresentadas de modo a privilegiar interesses específicos e particulares de agentes e/ou entidades.
      c) Integridade – onde os registros contábeis e as informações apresentadas devem reconhecer os fenômenos patrimoniais em sua totalidade, não podendo ser omitidas quaisquer partes do fato gerador.
      d) Verificabilidade – onde os registros contábeis realizados e as informações apresentadas devem possibilitar o reconhecimento das suas respectivas validades.

Resposta:
Letra B

Comentários:
 De acordo com o texto da norma, o texto correto deveria ser:
Imparcialidade – onde os registros contábeis devem ser realizados e as informações devem ser apresentadas de modo a NÃO  privilegiar interesses específicos e particulares de agentes e/ou entidades.



3 comentários: