domingo, 23 de setembro de 2012

Comentários Prova Exame CRC 2012.2 - Questão 40

Prova Exame CRC 2012.2 (23/09/2012) 

Disciplina: Contabilidade Geral


40. Com relação ao que determina a NBC TG 26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis, no tocante à informação a ser apresentada na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) ou nas Notas Explicativas, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.



I - Para cada componente do patrimônio líquido, a entidade deve apresentar, ou na demonstração das mutações do patrimônio líquido ou nas notas explicativas, uma análise dos outros resultados abrangentes por item.

II - O patrimônio líquido deve apresentar o capital social, as reservas de capital, os ajustes de avaliação patrimonial, as reservas de lucros, as ações ou quotas em tesouraria, os prejuízos acumulados, se legalmente admitidos os lucros acumulados e as demais contas exigidas pelas normas emitidas pelo CFC.


III - A entidade deve apresentar na demonstração das mutações do patrimônio líquido, ou nas notas explicativas, o montante de dividendos reconhecidos como distribuição aos proprietários durante o período e o respectivo montante por ação.


Está (ão) CORRETO (S) o(s) item(ns):


a) I e II apenas.

b) I, apenas.
c) I, II e III.
d) II e III, apenas.


Gabarito preliminar

(Comentários Prof. Ricjardeson Dias):

Resposta: C


RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.185/09

Aprova a NBC TG 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis.

Es
[...]

106A. Para cada componente do patrimônio líquido, a entidade deve apresentar, ou na demonstração das mutações do patrimônio líquido ou nas notas explicativas, uma análise dos outros resultados abrangentes por item. (Redação alterada pela Resolução CFC n.º 1.376/11)



106B.  O patrimônio líquido deve apresentar o capital social, as reservas de capital, os ajustes de avaliação patrimonial, as reservas de lucros, as ações ou quotas em tesouraria, os prejuízos acumulados, se legalmente admitidos os lucros acumulados e as demais contas exigidas pelas normas emitidas pelo CFC. (Item incluído pela Resolução CFC n.º 1.376/11)

107.   A entidade deve apresentar na demonstração das mutações do patrimônio líquido, ou nas notas explicativas, o montante de dividendos reconhecidos como distribuição aos proprietários durante o período e o respectivo montante por ação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário