terça-feira, 25 de setembro de 2012

Comentários Prova Exame CRC 2012.2 - Questão 34


Prova Exame CRC 2012.2 (23/09/2012) 

Disciplina: Contabilidade Geral

34. Em 22.12.201, uma sociedade efetuou uma exportação de mercadorias, no valor de U$470.000,00, com recebimento previsto para 15 dias. Na data da transação, o valor da venda correspondia a R$900.000,00. Considerando que o valor a receber da empresa varia de acordo com a cotação da moeda americana e, considerando, ainda, os Princípios de Contabilidade estabelecidos na Resolução 750/93 e alterações posteriores, é CORRETO afirmar que o valor a receber:
a) na data da transação será registrado pelo seu valor histórico e a diferença na variação da moeda deverá ser reconhecida no resultado somente na data da liquidação da operação com o recebimento do valor alterado.
b) na data da transação deverá ser registrado, considerando a previsão da taxa de câmbio na data da liquidação e, dessa forma, se houver uma previsão na redução da taxa de câmbio a receita da venda a ser reconhecida será reduzida por esta variação.
c) deverá refletir os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional, devendo ser reconhecidos nos registros contábeis o ajuste em decorrência da alteração na taxa de câmbio de acordo com Princípio da Competência.
d) deverá refletir os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda estrangeira, devendo ser reconhecidos nos registros contábeis o ajuste em decorrência da alteração na taxa de câmbio de acordo com Regime de Caixa.

Gabarito preliminar


(Comentários Prof. Ricjardeson Dias):

Resposta: C


Resolução CFC nº 750/93 (atualizada pela Resolução nº 1.282/10)

Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores: 
[...] 
e) Atualização monetária. Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis mediante o ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais

“Art. 9º. O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. 





5 comentários:

  1. Professor, eu acho que seria 31-A, conforme sua própria explicação, Atualização monetária, registro contabil mediante ajustamento, tudo certo, porem ele cita competencia, não seria registro pelo valor original (valor justo)?

    ResponderExcluir
  2. Valeu fera.... aiii até agora faço parte dos novos contadores... vem em mim carteira verdinha

    ResponderExcluir
  3. Professor. concordo plenamente com o Francisco e Thiago

    ResponderExcluir
  4. Eu já concordo que seja letra C. Pois oq importa é o fato! Tenso q seguir assim o princípio da competência... E independente d recebimento tem q ser registrado.

    ResponderExcluir