domingo, 23 de setembro de 2012

Comentários Prova Exame CRC 2012.2 - Questão 21

Prova Exame CRC 2012.2 (23/09/2012) 

Disciplina: Contabilidade Aplicada ao Setor Público



21. A NBC T 16.8- Controle Interno, aplicável ao Setor Público, esclarece que a estrutura de controle interno compreende ambiente de controle; mapeamento e avaliação de riscos; procedimentos de controle; informação e comunicação; e monitoranto.

Associe os termos relacionados à estrutura de controle interno na primeira coluna com a respectiva descrição na segunda coluna e, em seguida, assinale a opção CORRETA:

(1) Monitoramento
(2) Mapeamento de riscos
(3) Procedimentos de controle

(     ) Identificação dos eventos ou das condições que podem afetar a qualidade da informação contábil.
(    ) Compreende o acompanhamento dos pressupostos do controle interno, visando assegurar a sua adequação aos objetivos, ao ambiente, aos recursos e aos riscos.
(   ) Medidas e ações estabelecidas para prevenir ou detectar os riscos inerentes ou potenciais à tempestividade, à fidedignidade e à precisão da informação contábil.

A sequência correta é:

a) 2, 3, 1
b) 1, 3, 2
c) 2, 1, 3
d) 1, 2, 3


Gabarito preliminar

(Comentários Prof. Ricjardeson Dias):

Resposta: C





NBC T 16 – NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE  

APLICADAS AO SETOR PÚBLICO 


NBC T 16.8 – CONTROLE INTERNO


7. Mapeamento de riscos é a identificação dos eventos ou das condições que podem afetar a qualidade da informação contábil. 

10. Procedimentos de controle são medidas e ações estabelecidas para prevenir ou detectar os riscos inerentes ou potenciais à tempestividade, à fidedignidade e à precisão da informação contábil, classificando-se em: 
(a) procedimentos de prevenção – medidas que antecedem o processamento de um ato ou um fato, para prevenir a ocorrência de omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil; 
(b) procedimentos de detecção – medidas que visem à identificação, concomitante ou  a posteriori, de erros, omissões, inadequações e intempestividade da informação  contábil.


11. Monitoramento compreende o acompanhamento dos pressupostos do controle  interno, visando assegurar a sua adequação aos objetivos, ao ambiente, aos recursos e  aos riscos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário