terça-feira, 1 de outubro de 2013

Exame CRC 2013.2 - Bacharel - Contabilidade Geral - Questão 29


Gabarito preliminar da Questão 29
Exame CRC 2013.2 – Bacharel em Ciências Contábeis
(Prof. Ricjardeson Dias):

Resposta: C

Comentários do Prof. Ricjardeson Dias:

A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações (Lei das S.A. - Lei n º 6.404, de 1976, art. 227; Código Civil - Lei n º 10.406, de 2002, art. 1116).

Desaparecem as sociedades incorporadas, permanecendo, porém, com a sua natureza jurídica inalterada, a sociedade incorporadora.

Para que se processe a incorporação deverão ser cumpridas as formalidades exigidas pelo art. 227 da Lei n º 6.404, de 1976 (Lei das S.A.):
  •  aprovação da operação pela incorporada e pela incorporadora (relativamente ao aumento de capital a ser subscrito e realizado pela incorporada) por meio de reunião dos sócios ou em assembléia geral dos acionistas (para as sociedades anônimas);
  • nomeação de peritos pela incorporada;
  • aprovação dos laudos de avaliação pela incorporadora, cujos diretores deverão promover o arquivamento e publicação dos atos de incorporação, após os sócios ou acionistas da incorporada também aprovarem os laudos de avaliação e declararem extinta a pessoa jurídica incorporada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário