terça-feira, 27 de março de 2012

Comentários à questão 13 do Exame CRC 2012 - 1ª edição.

Comentários à questão 13 do Exame CRC 2012 - 1ª edição. (Contabilidade Pública)

Relacione os subsistemas de informações da Contabilidade Aplicada ao Setor Público descritas na primeira coluna com os seus objetivos na segunda coluna e, em seguida, assinale a opção CORRETA.


(  ) Registrar, processar e evidenciar os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.
( ) Registrar, processar e evidenciar os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com função especificas de controle.
( ) Registrar, processar e evidenciar os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados a sociedade pela entidade pública.
( ) Registrar, processar e evidenciar os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações  qualitativas e quantitativas do patrimônio público.


(1) Orçamentário
(2) Patrimonial
(3) Custos
(4) Compensação


A sequencia CORRETA 
a) 2, 4, 3, 1.
b) 2, 3, 4, 1.
c) 1, 4, 3, 2.
d) 1, 2, 3, 4. 


Resposta (Prof. Ricjardeson Dias):
Letra C

Comentário (Prof. Ricjardeson Dias):

As NBCASP estruturam o sistema contábil público nos seguintes subsistemas:

a) Subsistema de Informações Orçamentárias – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária, tais como: orçamento; programação e execução orçamentária; alterações orçamentárias; e resultado orçamentário.

b) Subsistema de Informações Patrimoniais – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações do patrimônio público, subsidiando a administração com informações tais como: alterações nos elementos patrimoniais; resultado econômico; e resultado nominal.

c) Subsistema de Custos – registra, processa e evidencia os custos da gestão dos recursos e do patrimônio públicos, subsidiando a administração com informações tais como: custos dos programas, dos projetos e das atividades desenvolvidas; bom uso dos recursos públicos; e custos das unidades contábeis.

d) Subsistema de Compensação - registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle, subsidiando a administração com informações tais como: alterações potenciais nos elementos patrimoniais; e acordos, garantias e responsabilidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário