domingo, 23 de setembro de 2012

Comentários Prova Exame CRC 2012.2 - Questão 20

Prova Exame CRC 2012.2 (23/09/2012) 

Disciplina: Contabilidade Aplicada ao Setor Público



20. Em relação aos Balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial no setor público, é CORRETO afirmar que:

a) O Balanço Financeiro demonstra e evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público no período a que se refere, e discrimina somente os recebimentos e os pagamentos extraorçamentários.
b) O Balanço Financeiro demonstra e evidencia apenas a movimentação financeira das despesas orçamentárias das entidades do setor público no período a que se refere de natureza extraorçamentária.
c) O Balanço Orçamentário demonstra e evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público no período a que se referem, e discrimina somente as receitas por fonte e espécie.
d) O Balanço Orçamentário demonstra e evidencia apenas as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas, por categoria econômica.

Gabarito preliminar


(Comentários Prof. Ricjardeson Dias):

Resposta: D


De acordo com o Volume V do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, 

"O Balanço Orçamentário, definido na Lei nº 4.320/1964, demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.


Em sua estrutura, deve evidenciar as receitas e as despesas orçamentárias por categoria  econômica, confrontar o orçamento inicial e as suas alterações com a execução, demonstrar o resultado orçamentário e discriminar: 
(a) as receitas por fonte (espécie); e
(b) as despesas por grupo de natureza

O MCASP também define Balanço Financeiro, citando a Lei 4.320/64:


"Segundo a Lei 4.320/64,  O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra orçamentária,  conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.






Nenhum comentário:

Postar um comentário